Husky Siberiano
O Husky Siberiano é nativo da Sibéria e sua origem data de cerca de 2.000 anos. Foi desenvolvido e criado pelo povo Chukchi, do nordeste da Ásia, que tinha como principal objetivo construir uma raça capaz de puxar trenós com pequenas cargas, mas por longas distâncias, que precisasse de pouca comida e permanecesse em boas condições apesar da temperatura bastante rigorosa. Eles são rápidos e gastam pouca energia. Sobrevivem à temperaturas baixíssimas, como aos facilmente -60º C que chegam na Sibéria.
O Husky Siberiano é um animal de grande beleza, força e resistência. Não é agressivo, pelo contrário, é amável e pode ser um bom animal de estimação para a família. Tem um temperamento muito particular, podendo parecer extremamente dependente do dono algumas vezes e, em outras, ignorá-lo completamente. O Husky Siberiano é um cão amigável, gentil, mas também atento e expansivo. Não demonstra as qualidades possessivas de um cão de guarda, e tampouco é desconfiado com estranhos ou agressivo com outros cães. Um cão adulto pode apresentar atitudes mais reservadas. Sua inteligência, docilidade e disposição para o trabalho o tornam um companheiro muito agradável. Por outro lado, quase sempre, se coloca como líder, sendo necessário que o dono assuma rapidamente esta posição. Apesar da teimosia seu sentido de hierarquia é bastante definido. Mas, caso esse cão note que seu dono vacila ou tem medo dele, com certeza, ele irá dominar a situação em pouquíssimo tempo, o que poderá acarretar problemas para o convívio com a família. Para manter a harmonia é preciso iniciar o treinamento de obediência básica quando eles ainda são filhotes.
A cor dos pêlos também pode variar muito, do preto ao branco puro, havendo uma máscara na cara da maioria dos exemplares. O comprimento dos pêlos é médio, por isso é necessária uma escovação regular. Os exercícios físicos devem ser intensos. Sendo um cão de grande porte, o Husky Siberiano adapta-se melhor a casas espaçosas.